17 agosto 2012

7 Alimentos que Combatem a Ansiedade

Olá Gurias!!!
Desculpem minha ausência ... mas meus dias tem sido um tanto corridos ultimamente ... não tenho muito tempo para atualizar o Tá no Dia a Dia ... mas hoje vim postar algumas Dicas para combater um mal que atinge boa parte das mulheres, a Ansiedade
A Ansiedade é uma doença que desencadeia a sensação de mal-estar e de angústia em relação ao que ainda está por vir, nos impedindo de viver a vida com mais leveza. Os ataques de gula também são creditados a ela.


Mas o que causa a Ansiedade? Ela é causada pelo baixo nível do Neurotrasmissor Serotonina, que é responsável pela secreção de vários hormônios que dão sensação de bem-estar e relaxamento. E é justamente dessa maneira que alguns Alimentos vão nos ajudar a diminuir a Ansiedade, fornecendo aminoácidos e vitaminas que aumentam a produção de Serotonina ou diminuindo a secreção de outros hormônios que são produzidos em situações de Stress.


Frutas Cítricas: A vitamina C contida nas frutas cítricas diminuem a secreção de Cortisol,  hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo.


Leite, Ovos e Derivados Magros: São uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade. Uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, que é capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar.


Carboidratos: Eles elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição. Pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata, mel, jabuticaba, uvas, maçãs fazem parte deste grupo alimentar. A quantidade recomendada é de 6 a 9 porções diárias.


Banana: Esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano qua a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.


Carnes e Peixes: Eles são a melhor fonte natural de triptofano. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. A recomendação diária em relação às carnes é de 1 a 2 porções, dê sempre preferência às carnes brancas e magras.


Chocolate:  O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina. O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia. E de preferência ao chocolate amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.


Espinafre: Contém ácido fólico, que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina. Além disso, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos, como o espinafre, começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso, "desenferrujando" o cérebro.


Bom saber que podemos combater a Ansiedade de forma natural, não é???? E como sempre diz minha mãe, uma alimentação colorida e balanceada mantém o corpo e a mente saudáveis!!!! Mas para ser sincera, o que mais gostei da lista foram as frutas e o Chocolateeeee!!!! \o/

Beijuuusss Gurias!!!
Ótima Sexta -feira !!!!


Fonte de Pesquisa:
P.S.: Todas as imagens utilizadas no post foram retiradas do Google Images.

3 comentários:

luiza disse...

Muito legal este post!!! as dicas são ótimas, tenho muita ansiedade.

Geanne_Matos disse...

Também sou um pouco ansiosa, muito boa as dicas, com certeza serão muito úteis pro meu dia a dia.

Meire disse...

Ainda bem que encontramos nos alimentos um ótimo aliado para combater esse mal!

Postar um comentário