01 outubro 2012

Outubro Rosa


O mês de Outubro está se tornando conhecido pela Luta contra o Câncer de Mama, conhecido como Outubro Rosa o movimento popular internacional, que começou nos Estados Unidos, visa mobilizar a população, entidades e empresas sobre a Importância da realização de Exames Preventivos como a mamografia. Para conhecer melhor esse Movimento que cresce mais a cada ano, retirei alguns dados do site AMUCC e vim postar para vocês. 

Outubro Rosa

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Primeira "Race for the Cure" no Brasil - 24 de Outubro de 2010 - Rio de Janeiro

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos EUA, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do Câncer de Mama, denominado de Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da Prevenção pelo Diagnóstico Precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfiles de moda com sobreviventes de câncer de mama, partidas de boliche e etc.

Xanxerê/SC

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas aderir a iluminação já existente.

Monumentos e Prédios com Iluminação Rosa no Brasil

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz com que a iluminação rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Então gurias, vamos aderir a Campanha???!!!
Vocês podem ter maiores informações sobre o Auto Exame das Mamas (que também é uma medida preventiva importante), no site Orientações Médicas clicando AQUI.

Bjs ...
Ótimo mês de Outubro para Vocês!!!

13 comentários:

luiza disse...

Eu não conhecia este Movimento!!! eh muito importante os exames preventivos, devemos nos cuidar sempre!!!

**Lih** disse...

Oi Tá,

Sempre muito importante agente se cuidar!
Adorei o post!

Beijos!

Geanne_Matos disse...

Gente, eu sou Tecnica em Radiologia com especialização em mamografia. E vocês não tem ideia de quantas mulheres não fazem a mamografia por simplesmente ter medo de DOER e também descobrir que ta com câncer. Mas a prevenção é o melhor remedio contra o câncer. E a cada dia mais mulheres descobrem essa doença e com idade abaixo do minimo para o exame. Então meninas se cuidem, façam ultrassonografia de mama se você ainda não tem idade para a mamografia. Fica a dica. Beijos e se cuidem!!!

Anônimo disse...

Super importante se cuidar, né ? AMEI o comentário da @Geanne_Matos !

bjs ;*

alyne disse...

Mto importante esse movimento,as mulheres precisam se conscientizar que apenas um exame pode salvar suas vidas.Adorei,bjs.

alyne disse...

BOA TARDE,GOSTARIA DE SABER SE PARA O TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO VAI CONTAR SOMENTE COMENTARIOS NO MÊS DE OUTUBRO?E SE É UM COMENTÁRIO POR POST?BJS

Taís disse...

Olá Alyne!!!
Sim ... será somente os comentários de outubro ...
E um comentário por postagem!!!

Bjsss ... Ótima Quarta!!! :d

elainerodrigues12 disse...

Acho super válido qualquer camapanha,infelizmente nem todas tem acesso a internet ou a exames(conhece algumas) é uma doença muito séria como a campanha.
bjs :n

Unknown disse...

Muito legal essa campanha!

Mara Roque disse...

Muito bacana esse movimento.....ajuda a dar maior importancia na campanha sobre prevenção ao cancer de mama. Minha primeira unha que fiz este mes foi rosa...para tb participar, passa lá no meu blog para conferir. bjs

Fisicamente Possível disse...

Acho muito legal essa iniciativa de divulgar e conscientizar as pessoas sobre o assunto :)

Marcela Farias disse...

Bem legal esssa iniciativa

Janaína Santos disse...

Muito legal a iniciativa!!!
Já aderi nas minhas unhas, serão rosa o mês todo!!!
Bjs

Postar um comentário